Transmitir dados em alta velocidade com consistência e sem interrupções é o que todos os “agentes da informação” desejam. E isto, só é possível graças ao físico Narinder Singh Kapany que consolidou essa tecnologia fantástica. Confira agora mesmo o que é e como funciona a Fibra Ótica.
O que é Fibra Ótica ?
“Uma redes é composta basicamente de material dielétrico (sílica ou plástico), com uma longa estrutura cilíndrica transparente e flexível, podendo ser microscópicas (comparáveis a um fio de cabelo). A estrutura cilíndrica básica da fibra óptica é formada por uma região central chamada de núcleo, envolta por uma camada também de material dielétrico chamado casca.” O núcleo pode ser composto por um fio de vidro especial ou polímero que pode ter apenas 125 micrômetros de diâmetro nas fibras mais comuns e dimensões ainda menores em fibras mais sofisticadas. (penta.ufrgs)
“Ao redor do núcleo está a casca, que é um material com índice de refração menor. É a diferença entre os índices de refração da casca e do núcleo que possibilita a reflexão total e a conseqüente manutenção do feixe luminoso no interior da fibra. Ao redor da casca, ainda há uma capa feita de material plástico, como forma de proteger o interior contra danos mecânicos e contra intempéries.” (gta.ufrj)
Como funciona
Como funciona
Para realizar a transmissão de dados em uma fibra ótica, é preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um fotoemissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais elétricos em pulsos de luz. Assim os pulsos de luz passam a representarem valores digitais binários correspondentes aos dados.
Características
Utilizado para comunicações com redes locais, o sistema Multimodo tem diâmetro maior e assim, é possível transitar mais de um sinal através de lasers e LEDs.
Assim como em todo produto existem pontos positivos e negativos, e situações benéficas para o uso desse ou daquele determinado produto ou serviço, a fibra ótica não foge dessa realidade. Veja algumas das vantagens e desvantagens dessa tecnologia:
Vantagens
- Dimensões Reduzidas.
- Capacidade para transportar grandes quantidades de informação.
- Imunidade às interferências electromagnéticas.
- Matéria-prima muito abundante.
- Segurança no sinal.
Desvantagens
- Custo elevado.
- Fragilidade.
- Dificuldade de conexões das fibras óticas.
- Falta de padronização dos componentes ópticos
Diferença entre fibra ótica e par trançado
A principal diferença na comparação de um cabo de fibra ótica e um de par trançado é a velocidade da transferência das informações e a ausência de interferências eletromagnéticas. Existem pesquisadores e especialistas em transferência de dados que conseguiram enviar 100 Tb por segundo através de fibra óptica. O fator mais preocupante dos cabos de par trançado é a interferência eletromagnética, que em ambientes industriais são de grandes quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário