quinta-feira, 31 de março de 2011

Dengue Tipo 4 – Sintomas, Tratamento, Transmissão

Com a proximidade da temporada de chuvas é importante ficar atento a um inimigo pequeno e silencioso o Aedes Aegypti. A novidade este ano é o aparecimento de um tipo da dengue que não se via a vinte e oito anos, a dengue tipo quatro. No Brasil, já foram identificados dengue de todos os tipos 1, 2, 3 e 4. Esse tipo de “Dengue quatro” assusta os especialistas por causa da imunidade, aqueles que já pegaram os outros tipos de dengue são imunes a eles mas não ao tipo quatro que ressurgiu depois de tanto tempo

Os primeiros lugares a apresentar a doença foram Roraima e o Amazonas, porém ela já está se espalhando por todo o país, os sintomas da Dengue tipo 4 são quase os mesmos da dengue antiga, mas suas complicações podem levar as pessoas infectadas ao desenvolvimento de uma dengue hemorrágica. É uma doença de notificação obrigatória por isso os sintomas devem ser identificados logo, são eles: dores no corpo, cabeça, articulações e região dos olhos, além de febre, vômito, diarréia, entre outros.

A transmissão pode acontecer tanto através dos infectados quanto do mosquito, que vem dentro de caixas e containeres, ou ainda na forma de ovos de mosquito. Os quatro tipos da doença são muito parecidos a preocupação maior gira em torno da imunidade, como o vírus não circula no pais a muito tempo as pessoas não imunizadas poderão evoluir com maiores complicações

Para os infectados valem as mesmas dicas da dengue tradicional, o não uso de medicamentos tais como Melhoral, Doril, Sonrisal, Engov, dentre outros. Esses remédios possuem efeito coagulante e por isso podem ocasionar sangramentos.

O tratamento da Dengue 4 vai requerer bastante repouso e ingestão de muito liquido como água, sucos naturais ou chá somados a outros medicamentos que vão ser prescritos pelo médico. A partir dos primeiros sintomas é importante que procure por cuidados médicos para saber o tratamento medicamentoso adequado pra cada caso, a recuperação aparece com a média de uma semana depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...