quarta-feira, 23 de março de 2011

Morre a Diva Liz Taylor (Elizabeth Taylor)

(Reuters) - A duas vezes premiada com o Oscar Elizabeth Taylor, uma das superestrelas mais glamurosas de Hollywood, morreu. Ela tinha 79 anos.
Veja algumas informações sobre a atriz, que atuou em cerca de 55 filmes e seis filmes feitos para a televisão, além de participações em programas de TV do horário nobre e trabalhos de dublagem.
CARREIRA NO CINEMA:
*Pouco depois de completar 10 anos de idade ela conseguiu o papel principal no filme "Lassie", de 1942. Mas talvez seja mais recordada por sua atuação, dois anos mais tarde, em "A Mocidade É Assim Mesmo", sobre o amor de uma menina por um cavalo.
*Depois de fazer uma série de papéis do tipo "a menina da casa ao lado", o primeiro indício de seu potencial dramático foi vislumbrado em "Um Lugar ao Sol" (1950).
*Ela confirmou seu talento em 1958 quando representou Maggie em "Gata em Teto de Zinco Quente", baseado na peça de Tennessee Williams. O filme foi concluído semanas apenas após a morte em um desastre aéreo de seu terceiro marido, o rico produtor de cinema Mike Todd.
*O talento de atriz de Elizabeth Taylor só foi reconhecido de fato quando ela estava na casa dos 30 anos e recebeu dois Oscar da Academia - o primeiro em 1960 pelo papel de garota de programa em "Disque Butterfield 8" e o segundo em 1967 pelo papel de uma esposa alcoólatra em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", baseado na peça de Edward Albee.
*Sua carreira no cinema prosperou, e em 1961 ela recebeu 1 milhão de dólares pelo papel-título do malfadado "Cleópatra".
*Como a personagem do filme, que tem um caso tórrido com Marco Antonio, Elizabeth Taylor teve um amor tórrido com o intérprete deste - Richard Burton, ator galês com formação teatral clássica.
*Em 1994, depois de passar 14 anos distante das telas, Taylor retornou ao cinema com um papel pequeno em "The Flintstones - O Filme." Depois disso, anunciou que estava se aposentando do cinema.
INFORMAÇÕES SOBRE SUA VIDA:
*Nascida em Londres em 27 de fevereiro de 1932, Elizabeth Taylor disse muitas vezes que não queria ser atriz, mas que foi pressionada por sua mãe a levar a carreira que a levou a ganhar milhões de dólares.
*Durante sua adolescência, ela foi controlada por sua mãe onipresente, a atriz Sara Sothern Taylor, e pelos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer.
*Sua vida romântica começou quando ela tinha 17 anos e ficou noiva de um herói do futebol americano, Glenn Davis. Em seguida, ficou noiva de William Pawley, filho de um embaixador dos Estados Unidos no Brasil.
*Seu primeiro marido foi Conrad Hilton; em seguida, casou-se com o ator britânico Michael Wilding. Após a morte de seu terceiro marido, o produtor de cinema Mike Todd, em 1958, Taylor se envolveu em um triângulo amoroso com o cantor Eddie Fisher e a esposa deste, a atriz Debbie Reynolds, casando-se com Fisher a seguir.
*Elizabeth Taylor se casou oito vezes, duas das quais com o ator Richard Burton, com quem viveu sua relação mais tempestuosa.
*Ela se divorciou de Burton em 1974, casou-se novamente com ele em 1975 e divorciou-se mais uma vez, permanentemente, em 1976.
*Depois de Burton, Taylor teve dois maridos: o senador John Warner e Larry Fortensky. Seu casamento com Fortensky chegou ao fim em meados dos anos 1990.
*Em novembro de 1988 ela se internou na clínica Ford, supostamente devido a uma dependência de analgésicos que tomava por uma lesão nas costas, devida à qual foi submetida a várias cirurgias.
*Em fevereiro de 1997 Taylor participou de um especial da ABC-TV "Happy Birthday Elizabeth-A Celebration of Life," que comemorou seu 65 aniversário e levantou fundos para pesquisas sobre a Aids.
*Dias depois ela foi hospitalizada para a extração de um tumor cerebral. A cirurgia foi bem-sucedida.
*Quando o ator Rock Hudson, que era seu amigo, morreu, em 1985, ela iniciou uma cruzada em prol dos doentes de Aids.
*Na década de 1990 Elizabeth Taylor desenvolveu uma série de perfumes que fez sucesso.
Fontes: Reuters/IMDB/notablebiographies.com/Film Encyclopeadia
(Texto de David Cutler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...