quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eliminando a "famosa" dor nas costas

Atualmente há muitas pessoas que sofrem com dores nas costas, isto é, as dores na coluna estão cada vez mais comuns e podem ser constantes ou intermitentes. Já a sua causa pode estar associada a problemas musculares, articulações ou ossos, problemas que devem ser tratados o quanto antes para evitar problemas mais sérios na coluna. Dores na região lombar é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, mas também é possível sentir dores nas costas na região do pescoço, pernas, braços e pés, mas isso não quer dizer que significa um problema grave. Entretanto, a grande parte dos sintomas de dores nas costas são benignos, os quais são geralmente resultantes de inflamações, as quais costumam tem a duração de aproximadamente 12 semanas. Contudo, para que você consiga amenizar ou até mesmo acabar com as dores nas costas, veja as seguintes dicas de especialistas para este problema:
-Frio e calor: Como todos devem saber, o gelo é uma ótima maneira de aliviar sintomas de dor, inflamação e de inchaço, assim, coloque algumas pedras de gelo em um saco e deixe-o sobre a região da coluna que está sentindo a dor por aproximadamente 20 minutos. Mas se preferir, você pode utilizar o calor a seu favor, ou seja, aplique calor úmido na região da coluna, como por exemplo, uma toalha umedecida em água quente pelo mesmo intervalo de tempo.
-Plantas: Use três vezes ao dia e em jejum a bromélia, planta que proporciona uma melhora na circulação e diminui o inchaço, mas evite o uso de tal planta caso esteja usando algum tipo de medicamento que seja a base de anticoagulantes. É indicado também a ingestão de até 1mg de valeriana diariamente, separada em 4 cápsulas de 250mg. Este medicamento contém em sua fórmula uma substância que tem ação sedativa, no entanto, ainda é possível fazer chá de valeriana, mas é válido ressaltar que o cheio não é muito agradável.
-Postura correta: São recomendadas as posições que menos fazem pressão nas costas, sendo que se você estive em pé, procure sempre se apoiar sobre os dois pés, além de estar o mais direito possível até que sinta que a posição em que se encontra não sobrecarrega a sua coluna. Na cama, é indicado que a sua posição para dormir seja de costas ou de lado, e caso opte pela posição de costas, saiba que é permitido colocar um travesseiro sob os joelhos e uma sob a cabeça. Já a posição de lado, procure colocar um travesseiro entre as pernas. Quando permanecer sentado, procure escolher uma almofada de dimensões razoáveis para apoiar a coluna. Se você trabalha sentando procure apoiar os pés devidamente no chão.
-Massagens: Saiba que uma boa massagem na zona afetada pode ser uma das melhores opções, além de manter a boa postura, é claro. Uma massagem bem feita na região afetada pode proporcionar alívio, assim peça a alguém de confiança fazer estes movimentos ‘milagrosos’ ou recorra a um profissional. Experimente um bom massageador, como por exemplo, bolas de tênis bolas de tênis dentro de uma meia bem comprida, assim rolando as bolas nas costas você cria uma interessante engenhoca para combater as dores.
-Comece bem o dia: Procure sempre fazer alongamentos antes de sair da cama, isto é, deite-se de costas, alongue os braços de forma suave e lenta. Depois, estando de barriga para cima, puxe os joelhos até ao peito, quando sair da cama e estiver com os dois pés no chão, coloque as mãos por debaixo do bumbum e incline-se suavemente para trás para alongar a coluna.
-Consultar um profissional: Contudo, antes de colocar em práticas estas dicas aqui citadas é recomendado que você procure um médico para averiguar se as dores nas costas são resultantes de um problema que necessite de um tratamento especializado. É válido lembrar que as dores nas costas é verdadeiramente um alerta para outros problema, o qual pode ser resolvido com a prática de atividade física que estimulem o fortalecimento da coluna.

li aqui e gostei muito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...