sábado, 9 de abril de 2011

Sua cor favorita e suas características





VERMELHO – se o vermelho é sua cor pessoal, você demostra ser uma pessoa extrovertida, vigorosa e propensa a ações impulsivas e à variações de humor. Sente grande solidariedade pelos seres humanos, sendo facilmente influenciada. Tem um forte desejo sexual, entretém-se com fantasias estimulantes e até se atiraria num caso extraconjugal se um grande sentido de dever não o impedisse de viver desejos secretos. É otimista, mas também lamenta-se e não hesita em expressar suas queixas.


LARANJA – se laranja é sua cor preferida, você tem um bom coração, gosta de estar com outras pessoas e é uma pessoa influenciada por opiniões de fora. Faz um bom trabalho, é muito leal, tem boa vontade e um coração solícito. No entanto, sentimentos de entusiasmo passageiros muitas vezes impregnam sua psique.


AMARELO – se o amarelo é sua cor pessoal, você tem uma imaginação ativa, energia, pensamentos organizados e uma necessidade de ajudar o mundo. No entanto, tende a ser capaz de falar de majestosos feitos, sem nunca tê-los de fato realizado. No fundo, é uma pessoa tímida, que deseja ser respeitada. Busca admiração por sua sagacidade e é uma mente solitária. É um amigo seguro e bom confidente.


VERDE – se é o verde sua cor favorita, você é um bom cidadão e um pilar para a comunidade, camarada com todos e atento aos costumes sociais e à etiqueta. É uma pessoa franca, tem boa moral e reputação. Dá um excelente professor, tem desejo sexual normal e sente profunda afeição por sua família.


AZUL – tendo o azul como cor pessoal, você pode ser definido como uma pessoa ponderada, e introspectiva. Tem convicções conservadoras, retira-se para ambientes mais suaves nos momentos de estresse e é sensível aos sentimentos dos outros. Mantém sua paixão e entusiasmo com rédea curta, é um amigo leal e leva uma vida sóbria. Sonha sonhos despropositados, mas não os faz acontecer. A estupidez dos outros o incomoda, assim como as inteligências superiores.


ROXO – se você adota o roxo como cor favorita, você tem mente boa e a habilidade de observar detalhes que passam desapercebidos por outros. Enfurece-se com facilidade e é verborrágico quando presencia a desgraça. Tem um tanto de vaidade, mostra criatividade para as artes, aprecia o sutil, mas reconhece o magnífico.


MARROM – se adota como marrom sua cor pessoal, você realiza suas tarefas conscienciosamente, é esperto no que diz respeito a dinheiro, é obstinado em seus hábitos e convicções, além de parcimonioso. É confiável e estável, desagrada-lhe a impulsividade, e sabe barganhar tão bem quanto qualquer comerciante de cavalos.


CINZA – se adota como sua cor pessoal o cinza, você é cauteloso, tenta se comprometer com situações em que se encontra e busca paz e serenidade. Tentou arduamente encaixar-se num molde criado por você mesmo.


PRETO – se o preto é sua cor favorita, você está acima da média. O preto sugere conhecimento do mundo, convencionalidade, educação e nobreza. Preto é a cor que significa uma coisa para os psicólogos – depressão -, e outra para você – dignidade.


Mais cores e mais detalhes:


Vermelho


Pessoas que demonstram preferência por esta cor são conscientes da realidade física e do mundo visível, interpretam com objetividade o que acontece ao redor. São corajosos e vivem prazerosamente. Conseguem lidar com a situação do cotidiano, com segurança e autoconfiança.Gostam de participar dos acontecimentos. Interagem facilmente com o meio; têm facilidade de manipular as situações a sua volta. Absorvem com facilidade as idéias que têm fundamento. São rápidas em seus julgamentos, assumindo posições definidas.


São extrovertidas, honestas e francas ao expressarem seus sentimentos. Em qualquer situação são destemidas, esperançosas e confiantes. Mergulham “de cabeça” nas aventuras da vida em busca de experiências variadas, rejeitando todas as formas de monotonia. Os atributos desta pessoa são a honestidade, confiabilidade e coragem.Têm grande necessidade de movimento, são impulsivos e enérgicos. Apresentam tendência ao temperamento explosivo. As formas de extravasarem suas frustrações são através da violência ou da intensa atividade sexual.Apresentam traços de liderança sobre o ambiente, desejam controlar as situações ao redor e as pessoas do seu convívio. Podem chegar a ponto de exercer um domínio que sufoca as pessoas a sua volta. Sua generosidade é evidente, não medem esforços para ajudarem os outros, às vezes, chegam ao ponto de se prejudicarem em benefício do próximo.Enfim, optar pelo vermelho é acreditar em si e viver a vida com disposição e vitalidade, mantendo os “pés no chão”.Já aqueles que não gostam do vermelho, são pessoas que aspiram pela paz e tranqüilidade, no entanto, convivem num ambiente muito agitado ou até agressivo. Como a cor vermelha sugere dinamismo, ela representa uma ameaça aos anseios de uma vida sossegada.Algumas pessoas que se sentem desanimadas, derrotadas e frustradas podem apresentar aversão pelo vermelho, visto que esta cor representa um estado oposto ao seu, vitorioso e destemido.Um outro fator, também muito curioso, é o das pessoas que até gostam dos tons de vermelho, acham que o vermelho fica lindo nos outros, mas não se sentem bem usando roupas desta cor. Isso demonstra que elas têm um lado vermelho, com as características apresentadas, no entanto, reprimem sua força de expressão, escondendo-se atrás do formalismo ou da timidez, sufocando sua natureza extrovertida.Significados: energia, vitalidade, poder, força, paixão.Emoções envolvidas: incentiva o romance, distorce a percepção de tempo e dispersa a concentração.Personalidade: transmite alegria, entusiasmo, estímulo, energia, vida e desejos internos.Indicações: aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial; indicada para pessoas introspectivas e retraídas.Cromoterapia: ativador da circulação e sistema nervoso (Não utilizado na cromoterapia).Seu uso: ativa o metabolismo e ajuda a superar depressão. Em excesso, pode causar agitação e ansiedade.Propriedades Terapêuticas: dá muita energia, vitalidade, estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre, dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.Efeitos: vermelho é a cor do sangue, que criou o mundo e o destruirá. Simboliza a vida, o calor, a divindade e o oculto. Corresponde também ao egoísmo e ao ódio. Psicologicamente, o vermelho representa o impulso sexual, o desejo amoroso e a paixão.


O vermelho é uma cor que tanto espanta como aproxima; é a cor do perigo.
A cor vermelha é a cor do rubi e da granada (pedras).A cor nas roupas:- Vista vermelho quando precisar de coragem, força e vontade.
- Quando sentir necessidade de atrair alguém.
- É um estímulo sexual e é muito atraente.
- É aconselhável usar em casos de depressão, impotência sexual e insuficiência cardíaca.
- Não é aconselhável para quem tem pressão alta.

Laranja

As pessoas que têm preferência pela cor laranja, são voltadas para a realidade física e para o ambiente. Vivem em busca de desafios; são aventureiras e gostam de testar seus próprios limites. Comprazem-se em realizar grandes “jogadas”, fazer algo inédito e superar obstáculos.São corajosas e destemidas, envolvem-se intencionalmente nas atividades mais difíceis e arriscadas; vão em busca do que querem ou necessitam.Por maio que sejam os obstáculos não ficam deprimidas ou desanimadas; ao contrário, mobilizam-se em planejarem uma estratégia para superar as dificuldades e vencer os desafios. Usam toda a sua astúcia para realizar aquilo de que gostam, não desistem facilmente de um ideal.Viver perigosamente é motivo de excitação para essas pessoas, que assumem situações que põem em risco sua segurança pessoal ou financeira.A cor laranja é composta pelo vermelho e amarelo; a combinação destas cores confere ao laranja a praticidade com inteligência, estimula a persistência e tenacidade, características muito freqüentes nas pessoas que optam por esta cor.Preferem a realidade concreta às teorias abstratas. São criativas, produtivas e extrovertidas, gostam de mostrar inteligência, astúcia e força. Têm necessidade de se impor através das ações, buscam destaque por meio das realizações inéditas. Vivem em função daquilo que lhes dá prazer.Possuem fortes necessidades emocionais, precisam de afeto. Ficam satisfeitas quando conseguem expressar seus sentimentos.As características negativas da personalidade daqueles que gostam da cor laranja são: arrogância, malicia e egocentrismo. Ademais, eles não têm muita consideração aos outros.O laranja é preferido pelas mulheres, ele simboliza a maternidade. Os homens que possuem traço de personalidade compatível ao laranja, geralmente manifestam preferência pelo vermelho ou amarelo.As pessoas que não gostam da cor laranja geralmente são frustradas, fracassadas, viveram grandes perdas, ou ainda, negam os seus impulsos arrojados. Elas se comportam de forma a colocar obstáculos no que acontece ou naquilo que tem por fazer; agem assim para justificar sua má vontade. Ter repugnância pelo laranja também demonstra desânimo e depressão.Significado: energia.Emoções envolvidas: lembra sabores agradáveis e aumenta o apetite.Personalidade: significa fartura, prosperidade, festa, prazer e calor; estimula a conversação. É sinal também de preocupação.Indicações: revitaliza os ossos e os músculos.Cromoterapia: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas.Seu uso: aumenta a imunidade e a disposição. Em excesso, pode causar desânimo, desamparo, insegurança e sensação de depressão.Propriedades Terapêuticas: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.Efeitos: é uma cor que anima os atos e atrai muito sucesso.
- É a cor da felicidade e de novos empreedimentos.
- É bom usá-la quando se está procurando emprego.
- Produz uma sensação de leveza e desenibição.
- Alaranjado é a cor da cornalina (pedra).A Cor nas Roupas: vista alaranjado para obter sucesso monetário.

Amarelo

A alegria é um traço predominante das pessoas que gostam do amarelo. São descontraídas, dinâmicas e expressivas. Possuem notável habilidade de comunicação. São envolventes e agradáveis, estão sempre dispostas a colaborar com os outros. Não têm nenhuma tendência ao isolamento, espargem alegria e esbanjam otimismo.O amarelo estimula as faculdades mentais, assim, portanto, as pessoas que optam por esta cor são racionais, gostam de desafios que possibilitem demonstrarem intelectualizadas. São dotadas de acentuada vivacidade psíquica que as leva a diálogos com idéias que contenham substância e profundidade. São brilhantes e criativas, suas habilidades mentais são expressas em atividades práticas.O dinamismo e a capacidade de comunicação dessas pessoas que optam pelo amarelo, evidenciam-nas perante o seu grupo familiar, na roda de amigos ou no ambiente de trabalho. Esta projeção diante dos outros não significa imposição; melhor dizendo, eles não tem a capacidade de se impor.São pessoas agradáveis para se conviver, bem posicionadas, reconhecem a sua condição e respeita a posição dos outros, não são persuasivas, nem tão pouco aspiram pela liderança.Outros traços marcantes na personalidade de quem gosta do amarelo são a exigência e a frieza emocional. Negam suas necessidades afetivas, não sabem expor seus sentimentos e controlam os próprios impulsos, porém, quando conseguem manifestar o que sentem por alguém, são dedicadas e prestativas. Vivem em função do meio; dão muita importância às opiniões dos outros.Alguns dos aspectos negativos da personalidade de quem gosta do amarelo, surgem em decorrência de sua grande atividade mental, podendo tornarem-se muito criativas e exigentes para consigo mesmas e com os outros.Não sabem lidar com as decepções e frustrações, invés de agirem diretamente dentro da situação, desprendem-se da realidade, mergulham num sonho e começam a fantasiar. Frustram-se com facilidade porque vivem mais em função dos outros do que em de si mesmas.Não gostar do amarelo representa certa aversão à racionalidade; em vez de explicar seus pontos de vista, preferem agir. São extremamente afetivos.A aversão do amarelo pode surgir em pessoas que foram enganadas, que se depararam com muita falsidade ou foram traídas. São tristonhas, amarguradas, pessimistas, e geralmente deprimidas.Significado: inteligência, inovação.Emoções envolvidas: dá alento, estimula a inteligência e causa riso e prazer.Personalidade: está ligado à carga da responsabilidade excessiva, à alegria e às mudanças.Indicações: reduz inquietação, ansiedade e preocupações.Cromoterapia: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele.Propriedades Terapêuticas: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.Seu uso: evita confusão mental. Em excesso, pode levar a agitação e agonia.Efeitos: é a cor das paixões depravadas, da riqueza e da tradição.- Psicologicamente, é a cor da intuição simboliza a juventude e a audácia.

- Ajuda a comunicação e transmite alegria.
- Favorece as práticas espirituais.
- Aciona a capacidade mental, aumentando a sua imaginação, atraindo pessoas intelectuais.
- Não é indicado para pessoas imaturas e inseguras. A cor amarela é a cor do topázio e do citrino (pedra).A Cor nas Roupas: Vista amarelo quando necessitar tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

A característica básica da personalidade de quem gosta desta cor é a emoção. São pessoas carinhosas, dedicadas e prestativas. Preocupam-se em ajudar os outros, estão sempre dispostas a se doarem. Para elas a emoção é a chave da interação humana, sem a qual nada vale a pena. São de natureza tranqüila e de humor sereno.Sentem-se realizadas e dignas ao colaborarem com os outros, isso é tão acentuado nelas que acabam se esquecendo de si mesmas. Freqüentemente colocam as necessidades dos outros acima de suas próprias. Geralmente sufocam seus desejos e vontades, suprimindo seus sentimentos, quando isto acontece tornam-se carentes.Esperam que os outros também sejam sensíveis e preencham suas necessidades. Como isso não acontece têm a sensação de que seus esforços não são reconhecidos. Para que isso não ocorra precisam aprender a colocar limites no servir, recuperar a auto-estima e o respeito próprio. Por serem voltadas aos outros, estão sempre atentas ao que eles vão pensar ao seu respeito; assim fazem de tudo para conquistarem o respeito e serem queridas; gostam de serem vistas como uma pessoa bondosa, amorosa e útil.Consideram a tenção voltada a si como narcisista e excessiva. Isto as torna muito carente e solitárias, fazendo-as buscar suprir suas carências nos outros. Esperam que eles cuidem de si e preencham suas necessidades afetivas. Precisam sempre de companhia, atenção e cuidados. Seu maior medo é ficar só, pois não sabem viver por si.Preferem viver no campo das emoções, pois consideram a realidade física dura, feia, e até suja. Preferem os sentimentos que, para elas, são mais reais do que o ambiente externo.Cultuam mais a solidez dos laços sentimentais do que a estética corporal; por isso não fazem tanto esforço para manterem o corpo forte e saudável.Possuem uma intuição aguçada, são mais sensíveis às vibrações emocionais provenientes dos outros. Encontram dificuldades em transmitir o que sabem de maneira intuitiva. Pensam de maneia holística, avaliam a situação de maneira mais abrangente.Uma grande lição para as pessoas que optam pelo azul é desenvolver o sendo de limites nas relações com as pessoas ao seu redor. Precisam aprender a dizer não e a manterem-se firmes perante os outros pois freqüentemente estão dizendo sim aos outros. Conscientizarem-se de que não terão nada para dar aos outros se não desenvolverem seus conteúdos internos.Quando esta cor for preferida pelas crianças, isto representa que elas são de natureza calma e tranqüila, possuindo também certa maturidade.Não gostar do azul demonstra dificuldade de envolvimento, entrega e dedicação. É recusar-se a interagir com o ambiente. A repulsa pela cor azul representa isoladamente egoísmo e depressão.Significado: serenidade, harmonia, fidelidade, responsabilidade.Emoções envolvidas: é uma cor que acalma, evita tensão, atritos e desavenças.Personalidade: transmite confiança, harmonia, afeto, amizade, fidelidade, conhecimento e autoridade.Indicações: ajuda a baixar a pressão sanguínea, reduz estresse, induz o sono e diminui o apetite.Cromoterapia: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatórioPropriedades Terapêuticas: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular.

Combate o egoísmo e traz harmonia.Seu uso: tranqüiliza a mente e dissipa temores. Em excesso, pode levar à depressão.Efeitos: O azul está ligado a divindades, em todas as mitologias, assim como na religião mais antiga que se tem notícia: o hinduísmo. Na China, simboliza o Tao, O CAMINHO SAGRADO.- É a cor da verdade, da imortalidade, da fidelidade e da justiça.- O azul ajuda a desenvolver a inteligência, transmite calma, propicia o equilíbrio emocional e é bom para a meditação.- É a cor do infinito.
- Não é aconselhável para quem tem pressão baixa.
- Azul é a cor da água-marinha, do berilo e da solidalita (pedras).A cor nas Roupas: vista azul para obter harmonia, paz e tranqüilidade.

Branca

Mesmo sendo a junção de todas as cores do espectro de luz, é considerada uma cor de baixa estimulação. Quem opta pelo branco tem personalidade serena. Agem com sutileza, são maleáveis, sinceros, espontâneos e de agradável convivência.Apesar de serem flexíveis e se adaptarem às mudanças, não gostam de vivenciar situações tumultuadas. Não têm muita habilidade em lidar com os grandes conflitos.Já as pessoas que gostam de vestir roupas brancas junto com o preto, sendo estes pólos energéticos opostos: são objetivas e às vezes se tornam extremistas. Não gostam do meio termo, querem tudo bem definido.O branco simboliza pureza. Desejar muito o branco é buscar esse estado interior.Significado: pureza, paz, otimismo.Emoções envolvidas: paz, calma, serenidade, frieza.Personalidade: transmite impessoalidade, elegância e limpeza.Seu uso: purifica a mente.

Verde

A cor verde proporciona um estado de neutralidade, sendo por isso, considerada a cor do julgamento claro, pela capacidade que proporciona as pessoas de poderem observar os dois lados de uma situação. As pessoas que preferem verde são ponderadas e comedidas. Geralmente são subjetivas e facilmente se perdem nas conjecturas psíquicas.A opção pelo verde revela um grande senso analítico. São capazes de desenvolverem raciocínios lógicos sobre um tema. São pessoas racionais e não muito sensíveis.A criatividade é um traço marcante destas pessoas. Possuem habilidade para encontrarem soluções inovadoras e funcionais. São consideradas planejadoras e estrategistas. Além de inteligentes, são perspicazes naquilo que decidem fazer. Têm facilidade em idealizar, no entanto, se perdem na execução dos seus objetivos. Não gostam muito de atividades que envolvam esforços físicos, preferem ficar na coordenação e não na realização.Situações inacabadas causam-lhes grande desconforto. Quando conseguem concluir algum objetivo ou encontram soluções, a satisfação é indescritível, isso porque, para estas pessoas é difícil atingir este ponto, visto que elas se perdem com facilidade nos detalhes e não chegam a conclusão alguma. Suas metas diárias geralmente são muito além da possibilidade de serem realizadas.Uma característica marcante das pessoas que preferem o verde é não se impressionarem de imediato. Não se empolgam facilmente com as pessoas ou com as coisas novas.Agem com seriedade e não são descontraídas.São confiáveis e dotadas de um elevado senso de companheirismo no trabalho. Entretanto, costumam ser inflexíveis e obstinadas naquilo que pretendem realizar. Tem dificuldade de acatar as opiniões contrarias ao seu ponto de vista, em virtude do elevado grau de teimosia.Não são nada românticas, encontram dificuldades de expressarem seus sentimentos. Nas relações afetivas agem com subjetividade, freqüentemente ficam tensos por não conseguirem deixar fluir aquilo que sentem. A repressão afetiva se manifesta em forma de frieza e indiferença para com aqueles com quem convivem. Essa condição deixa-as vulneráveis às armadilhas emocionais ou jogos de sedução.Não gostar da cor verde representa não admitir ficar no meio termo, nem tão pouco, se relacionar superficialmente com as pessoas; representa ser extremamente objetivo e não admitir situações indefinidas.Significado: equilíbrio e harmonia.Emoções envolvidas: ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesma.Personalidade: transmite esperança e criatividade.Indicações: reduz tensões e promove a tranqüilidade, o descanso,Cromoterapia: Energia de limpeza, vaso dilatador e relaxante dos nervos.Propriedades Terapêuticas:Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos e tem ação refrescante e antiinfecciosa. É a cor da aura. Alivia a insônia.Seu uso: equilibra as emoções e estimula a compaixão.Efeitos: É a cor das águas e da natureza. Simboliza a regeneração espiritual, a esperança e os mistérios da iniciação.
- É a cor do conhecimento.
- O verde aumenta a autoconfiança e a perseverança.
- É a cor da cura.
- Deve ser evitado por pessoas que se julguem superiores à outras; também não é indicado nos casos de cólica.
- O verde é a cor da esmeralda, ágata, malaquita e aventurina (pedras)A cor nas Roupas: vista verde para ganhar presentes e diminuir seu stress.

Cinza

Como todas as cores, o cinza possui várias nuances, podendo ser mais claro ou escuro. Quanto mais escuro for o cinza preferido, mais intensas são as características da personalidade. Se a opção for pelos tons mais suaves do cinza representa uma condição interior mais amena.A característica da cor cinza é neutralidade. As pessoas que optam por ela são de natureza reprimidas; negam seu afeto e por isso se tornam carentes.Ficam aborrecidas com freqüência, principalmente quando as coisas não acontecem como foram programadas. São inflexíveis e encontram certa dificuldade em acertar as opiniões dos outros.Disposição, alegria e vitalidade não são freqüentes na vida das pessoas que preferem a cor cinza; possuem tendência à apatia e ao desânimo.Assumir responsabilidades tanto afetivas quanto sociais é algo que provoca profundo desconforto para essas pessoas. A insegurança é um traço marcante na personalidade de quem opta pelo cinza, possuem dificuldade de tomar qualquer tipo de decisão. Quando precisam resolver algo, a dúvida é constante.Sua auto-estima é baixa, vivem desvalorizando e no fundo acreditam que não são boas o bastante, nem se julgam merecedoras dos privilégios da vida.Significado: estabilidade.Emoções envolvidas: pode expressar desconsolo, aborrecimento, desânimo, mas geralmente produz a sensação de equilíbrio e estabilidade.Personalidade: transmite tranqüilidade e precaução.Seu uso: inspira a criatividade, leva ao êxito.

Preto

A cor preto tem algumas características energéticas e vibracionais que levam a pessoa de diferentes condições internas a optarem por ele.O preto absorve os raios luminosos e não promove a reflexão da luz. Isso faz com que a sugestão dessa cor seja de isolamento.Assim sendo, grande parte das pessoas que optam pelo preto são inibidas, fechadas e se isolam facilmente; tem tendência a ficarem deprimidas.Guardam certa tristeza que é fruto de uma dificuldade de adaptação tanto com o ambiente, quanto com as pessoas, pois, sentem-se inadequadas e inferior aos outros.A opção pelo preto também é feita pelas pessoas revoltadas com os valores sociais, que se negam a compactuar com os princípios morais e culturais. Os grupos de punks e darks, são exemplos disto. As roupas pretas que eles usam expressam esse estado interior.Outra condição que leva as pessoas a usarem freqüentemente roupas pretas, é a obesidade. Como essa cor não reflete os raios luminosos, ela suaviza os traços excessivos do corpo, dando a sensação de estar mais magro.Em alguns casos, a preferência pelo preto expressa um desejo de poder associado ao isolamento. São pessoas que querem se destacar perante os outros, sem precisar se expor, mantendo-se reservados.Dentre as pessoas que sentem-se atraídos pela cor preto, a maioria dos casos trata-se daqueles que estão num momento de profunda introspecção, buscando o autoconhecimento. Quando alguém estiver nesta condição pode surgir uma atração pelo preto, que sugere isolamento do mundo externo, favorecendo o aprimoramento interior. Por essa razão vestes pretas são utilizadas por alguns sacerdotes religiosos.Significado: silêncio, elegância.Emoções envolvidas: transmite sensação de renúncia, entrega, abandono, introspecção. Significa também o destino e favorece a auto-análise.Personalidade: é uma cor autoritária e dominante e torna-se mais sofisticada se combinada com branco.Seu uso: expressa paz e silêncio. Em excesso, pode levar a distanciamento e introspecção.

Violeta
A violeta é a cor do espectro da luz que possui freqüência vibracional mais elevada, por isso as pessoas que optam por ele são capazes de reconhecerem os princípios superiores que regem a vida. Sua ótica não é material e restrita, avaliam as circunstâncias com maior amplitude de consciência. Procuram ir diretamente ao âmago da situação, não se deixam levar pelas aparências.A espiritualidade para eles significa entrar em contato com a sua própria essência, dessa maneira conquistam o crescimento e desenvolvimento interior.Tem habilidade de elaborar conjecturas para dar impacto a suas idéias e desejos. São líderes natos. Quando conseguem dosar a necessidade de poder do seu ego com o lado humano e social, são excelentes companheiros e atingem o sucesso. Já, quando estão desequilibrados não dão muita atenção às opiniões alheias, nem respeitam a individualidade dos outros.Do ponto de vista emocional, possuem uma sensibilidade aguçada e são pessoas muito intuitivas. Não se empolgam facilmente, costumam ser cautelosos e seletivos na hora de compartilharem suas idéias e manifestarem seus sentimentos.A expressão da afetividade é feita com prudência. Apesar de ter grande potencial afetivo aparentam certa frieza, essa postura de aparente indiferença é apenas um mecanismo de defesa de sua vulnerabilidade emocional. Encontram dificuldade para estabelecerem relacionamentos íntimos. Costumam reprimirem seus sentimentos, provocando uma turbulência explosiva dentro de si.São pessoas mais propensas a desenvolverem teorias, não têm muito interesse pela aplicação prática das idéias, preferem planejar a executar. Tanto tem oportunidade como requisitos internos para darem significado a sua vida, para isso é necessário transformarem seu potencial em ação.Tem uma ampla visão da situação, por isso são exigentes para consigo mesma originando autocrítica, que as tornam vulneráveis à culpa. O mecanismo de culpa que corrói o ser, surge com freqüência nessas pessoas, devido a sua ampla capacidade interna. Cobram de si atitudes e comportamentos relevantes, quando não conseguem atender as suas próprias expectativas, sentem-se culpados.Existem algumas pessoas, em especial mulheres, que têm verdadeiro fascínio pela cor violeta, mais também se sentem inadequadas, são imaturas e inseguras. Com essa condição interna, a opção pelo violeta é uma atração compensatória para suprir seu sentimento de inferioridade, visto que a presença do violeta proporciona-lhes uma sensação de elevação e superioridade. Também existem os casos das pessoas que estão numa busca pela espiritualidade ou num caminho de desenvolvimento interior, elas sentem-se atraídas pelo violeta, pois esta cor representa essa condição interna, por isso ela torna-se a cor preferida.Não gostar da cor violeta demonstra uma revolta com o poder e autoridade. Ao viver sobre um domínio explorador de alguém, a pessoa pode ficar traumatizada com essa experiência. Sua revolta se manifestará de diversas formas; uma delas pode ser a repulsa pela cor violeta.Significado : Equilíbrio.Emoções envolvidas: sua ação emocional contribui para eliminar o ódio, a irritabilidade, a cólera. Diminui o medo e a angústia.Personalidade: Significa autocontrole e dignidade. Exerce uma função calmante.Indicação: equilibra corpo e mente.Cromoterapia: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações.Seu uso: ajuda na cura espiritual.Propriedades Terapêuticas:- Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos.
- Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação de pele e dor ciática.
- Reduz medos, angústias e diminui a irritação.Efeitos: é a cor da verdade, do amor, da ternura e da doçura. Cor que atrai o sucesso intelectual.
- Na China, simboliza a morte.
- Violeta é também a cor das viúvas.
- Inspira a devoção, ajuda superar as carências afetivas, materialismo excessivo e controla os impulsos auto destrutivos.
- Violeta é a cor da ametista (pedra).A cor nas Roupas: vista violeta para buscar inspiração e imaginação no seu dia-a-dia.

Marron

É uma variante das cores fortes, vitais e estimulantes. Possui característica extremamente física, está associada à cor da terra, representando, portanto, solidez, firmeza e segurança. As pessoas que preferem o marrom são dotadas dessas virtudes. Possuem um alto grau de expressão e dinamismo.É uma cor de moderada estimulação, entretanto a capacidade de soltura das pessoas que optam pelo marrom é semelhante a das pessoas que gostam das cores estimulantes como o vermelho, o laranja e o amarelo.São ativas, persistentes e dotadas de acentuada firmeza de caráter e atitude. Estão sempre prontas a se posicionarem e agirem.A maturidade é um traço marcante nos indivíduos que optam pelo marrom. Isso é tão arraigado em sua personalidade que geralmente aparentam idade mais avançada.São expansivas e ágeis no trabalho; possuem acentuado dinamismo para os negócios. No tocante a sua vida afetiva, não tem o mesmo desembaraço, nessa área são acentuadamente fechadas, reprimem seu afeto e geralmente são melancólicos.Significado: conforto e segurança.Emoções envolvidas: inspira conforto e segurança.Personalidade: favorece a criação de laços familiares e a observação às regras e normas sociais.Seu uso: aumenta a vitalidade. Em excesso, pode levar à angústia.

Rosa


A cor representa a natureza feminina e a beleza da mulher. A opção por ela é feita na sua grande maioria pelas mulheres, pois o rosa é a cor da feminilidade.Da mistura com o Vermelho, que é uma cor estimulante, com o Branco, que é a junção de todas as cores, surge o rosa. Essa cor possui ação moderada dos impulsos físicos. A apresentação do rosa suaviza a natureza instintiva do ser humano, sugerindo um envolvimento mais amplo, regado de muito sentimento.A característica das pessoas que optam pelo rosa, é verem a totalidade e não se prenderem aos aspectos materiais. São simpáticas, gentis, dóceis, emotivas e carinhosas; buscam viver em harmonia mantendo sempre a serenidade. São inovadoras e tem a coragem para enfrentarem os obstáculos do cotidiano. São firmes e bem posicionadas mantendo sempre a meiguice e a amabilidade, essas características são freqüentes no sexo feminino, por isso o rosa é preferido pela maioria das mulheres.Mesmo não sendo a única cor de sua preferência, geralmente as mulheres usam algumas peças de roupas ou sentem-se atraídas pelas tonalidades do rosa. Essa é a cor que mais representa a natureza feminina; sugere beleza e envolvimento. O ditado popular “ver o mundo cor-de-rosa” reflete fielmente seu significado.Significado: bondade, ingenuidade.Emoções envolvidas: estimula a paciência, a abnegação, o cuidado com os outros.Personalidade: ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos.Indicações: favorece a saúde em geral.Seu uso: calma, paciência, otimismo e bem-estar. Em excesso, pode levar à passividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...