sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ar condicionado e os riscos à saúde

Quem é que não gosta do ambiente agradável e confortável proporcionado pelo uso ar condicionado no quarto, na sala, no escritório ou no carro. Pois é, mas esse ar mais frio e seco pode se tornar um risco potencial quando os filtros do aparelho estão sujos e contaminados com milhares de microorganismos causadores de doenças. De acordo com infectologistas e alergistas especializados no assunto, além dos prejuízos decorrentes da contaminação, a falta de umidade pode reduzir o funcionamento dos cílios dos pulmões e aumentar a quantidade de secreção.
A situação fica ainda pior quando estamos em locais fechados onde há circulação de muitas pessoas com manifestações de doenças respiratórias ou alergias, há disseminação de bactérias, fungos e vírus com maior facilidade. Quando há um acúmulo de sujeira nos filtros do ar condicionado por falta de manutenção, as pessoas que entram em contato com este ambiente podem desenvolver infecções pulmonares e problemas alérgicos como rinite, sinusite e asma.
Pesquisas mostram que mesmo em filtros limpos, é possível encontrar de 3 a 4 tipos de bactérias e fungos diferentes, quando estão sujos este número eleva-se para 150. Por isso, o ideal é que esses filtros sejam trocados a cada quinze dias em ar condicionados de locais de trabalho ou em ambientes freqüentados por muitas pessoas e a cada seis no caso dos aparelhos utilizados em casa, a depender da freqüência de uso. O mau cheiro é um sinal característico de que os filtros precisam ser substituídos.
O prejuízo a saúde é a principal conseqüência da utilização de filtros de ar sujos, mas, além disso há maior gasto com energia elétrica o que é notado pelo aumento no valor da sua conta de luz. Agora que você já sabe quais são os riscos que o ar condicionado pode trazer a sua saúde, fique atento as dicas e troque os filtros de ar regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...