quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é Le Parkour?



Le Parkour ,Vamos explicar em detalhes como funciona esse esporte, seus riscos e benefícios e porque as vezes ele é entendido de maneira diferente.



A Origem

O Parkour foi criado na França e desenvolvido por David Belle, inspirado na necessidade do homem escapar de situações de risco. David Belle foi bombeiro e militar, e recebeu grande influência das suas duas profissões para desevolver o parkour. O parkour representa a corrida de um traceur (nome que se dá ao homem que pratica parkour) ou uma traceuse (se quem pratica for uma mulher), sendo que nenhum obstáculo consegue para-los. Porém, não basta simplesmente transpor (pois dessa forma o parkour se aproximaria de uma corrida de obstáculos), é preciso que os movimentos sejam executados de forma natural (com mínima interrupção do movimento), com máxima economia de energia, com agilidade (ganho de tempo) e eficiência, como se o obstáculo fizesse parte do seu corpo.


O Diferencial

A intenção do traceur é transpor obstáculos como se eles não existissem (naturalidade de movimentos, transposição sem interrupção), e isso ocorre porque os praticantes desenvolve uma contração muscular mais intensa. Percebemos isso claramente quando o traceur pratica a técnica de rolamentos nas manobras, momento no qual o toque ao solo é mais ríspido. Os traceurs conseguem, assim, dissipar mais eficientemente a energia mecânica, evitando que ela se dissipe deformando tecidos corporais (ósseos, musculares, tendinosos e cartilaginosos), além dos tecidos suportarem o estresse mecânico sem sofrerem lesões.


Riscos

Um movimento executado errado em uma manobra poderá implicar em riscos letais ou até mesmo mortais. É por isso que as manobras praticadas pelo traceur são escolhidas quando corpo e mente estão preparados para executá-las. O traceur não tem objetivo de impressionar ninguém, apenas de fazer aquilo que quer e pode.

O traceur iniciante enquanto não tem domínio completo de suas habilidades deve ser orientado por um outro mais experiente e confiável. Antes de executar completamente um movimento o traceur deverá treinar bastante, até que sinta-se seguro e confiante. Transpor obstáculos já oferece riscos de lesões, e quando eles são maiores de quem os transpõem, o risco traumatológico aumenta consideravelmente.

Benefícios

A prática do parkour faz com que o sistema neurológico crie adaptações para melhor utilizar o sistema locomotor e obter ainda mais equilíbrio, com uma melhor postura, flexibilidade, esterognosia (percepção do corpo no espaço) e uma melhora considerável dos reflexos. Além disso, o parkour adia a temível sarcopenia (diminuição da musculatura), um mau inevitável que vem com a idade. Assim, o parkour manterá sua aparência jovem por mais tempo, retardando um dos principais efeitos do envelhecimento nos homens.

A coordenação motora do praticante de parkour é bastante desenvolvida, pois os movimentos e manobras devem ser executados precisamente. Além de cuidar do corpo e suas habilidades, o parkour cuida da mente do traceur, pois este deve estar constantemente concentrado e tomar rapidamente decisões corretas para poder executar movimentos corretos e diminuir os riscos.

Visões Diferentes, o preconceito

Imagine uma ou um grupo de pessoas correndo, saltando prédios, bancos de praças e brincando com as estruturas de cimento de uma cidade. A imagem talvez remeta a alguma perseguição, vandalismo ou crime. Mas nem tudo que remete a nossas memórias mais tradicionais ou aos programas de TV sensacionalistas é o que parece ser.

Todos os dias somos bombardeados com ideias de que praças são perigosas, que andar de pé descalço pode fazer mal à saúde, que correr pela rua é sinonimo de alguma ilegalidade, que se reunir em um lugar público é coisa de desocupado ou de arruaceiro. Esse turbilhão de meias-verdades acaba por criar conceitos quase que dogmáticos no cotidiano das pessoas urbanas.

Ao menor sinal, tudo é um perigo e o “se” aparece de forma a estruturar todas as práticas,As pessoas preferem se exercitar presas em jaulas com ar-condicionado e em exercícios repetitivos em uma esteira a fazer ginástica ao ar livre. A resposta, via de regra, é sempre tempo e segurança. Não temos tempo para fazer coisas legais, como brincar, e achamos que estar ao ar livre pode pôr nossa segurança em perigo. Mas tanto tempo quanto segurança são mitos e sensações. Sobre ambos, podemos pensar ter, mas não temos qualquer controle. O melhor que podemos fazer é ser vigilantes sobre a própria vida e fazer cada pequena ação de forma impecável.

O parkour é legal não só porque promove novas sinapses no cérebro ou novos movimentos no corpo, mas é uma forma de resgatar movimentos perdidos. Também é legal porque seu exercício não viola lei alguma. Ou seja, nem sempre alguém correndo pela rua ou subindo uma parede é um criminoso em potencial. Pode ser, simplesmente, um jovem disciplinado exercitando sua técnica.

aqui vai dois exemplos do que é parkour



Esse é do criador do parkour, David Belle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...