domingo, 1 de maio de 2011

Mitos e verdades sobre o chocolate

Vilão ou mocinho, tudo depende do bom senso de quem o consome. Confira alguns mitos e verdades sobre o chocolate.


Considerado o grande inimigo das dietas, o chocolate continua liderando o ranking dos alimentos mais desejados por crianças e adultos. Seja porque alivia estresse e ansiedade, supre “carência emocional”, repõe energia ou simplesmente porque é um ingrediente especial – seu sabor agrada os paladares nas mais diversas culturas gastronômicas do mundo.
Vilão ou mocinho, tudo depende do bom senso de quem o consome. A boa notícia e que o chocolate possui vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, sódio, ferro e flúor. Além disso, pode aumentar o nível de hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade. Mas o lado ruim, obviamente, é que o excesso é ruim. Ele pode pôr fim à mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela ansiedade. Por isso cuidado ao substituir as refeições por uma caixa de bombons!

Mitos e verdades sobre o chocolate

Chocolate dá espinhas – Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação direta do chocolate com a acne. O mesmo vale para a celulite.
Chocolate é energético – Verdade. Composto em grande parte por açúcar e gorduras, o chocolate tem alta densidade energética.
Chocolate supre “carência emocional” – Verdade. Muitas vezes, a busca pelo chocolate retrata uma deficiência de magnésio, mineral que participa da produção dos neurotransmissores que regulam o humor, a alegria e a satisfação. O chocolate contém ainda substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do sistema nervoso central e induzem um bem-estar emocional e a sensação de prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...