terça-feira, 28 de junho de 2011

Como escolher o melhor colchão para dormir?

Ter um bom colchão é um elemento fundamental para uma boa noite de sono, somente quando temos problemas e dificuldade com o sono é que nos perguntamos se o nosso colchão é o mais adequado para o nosso tipo de corpo. Com a grande variedade da existência de tipos diversos de colchões é importante que tenhamos alguma informação que nos ajude a diferenciar.
Um bom colchão vai ajudar a prevenir dores nas costas, cansaço e outros males, por isso é importante levar em consideração, na hora da escolha, os seus colchões anteriores, com o qual você melhor se adaptou, se era de mola, de espuma, ou de outro tipo. Outra coisa muito importante na hora de escolher o seu colchão é experimentá-lo.
A densidade do colchão também pode ser calculada com base no peso e na altura do individuo, aos casais existe a opção de escolher entre a densidade do mais pesado até a confecção de um colchão sob medida.
Mola x Espuma
Para um colchão ser bom ele deve apresentar propriedades ortopédicas, fazendo com que a coluna fique reta sem desconfortos. As diferenças entre os colchões de mola e o de espuma estão na durabilidade, preço e conforto individual. Os colchões de espuma costumam ser mais baratos e duram menos que os colchões de mola. Os colchões de espuma deformam com mais facilidade enquanto o de mola por possuir uma estrutura interna mais complexa manter a sua forma por mais tempo.
Os colchões de espuma podem ser feitos de material poliuretano, que é mais barato e simples; de látex, que é mais confortável, porém mais cara; ou de espuma viscoelástica, que é mais macia e cara que os modelos anteriores. Já os colchões de mola podem ser de dois tipos, do tipo Bonnell, que tem revestimento de espuma e é mais barato ou do tipo de molas ensacadas, que proporciona mais silencio, menos movimento, porém tem maior custo.
Duros x Macios
Colchões muito duros não são bons porque entortam a coluna podendo levar a lesões, além de que evita o relaxamento dos músculos. Já os colchões muito macios também podem ser prejudiciais, pois não oferecem sustentação eficiente para as partes mais pesadas do corpo, além de prejudicarem a coluna.
Cuidados na manutenção
O mais importante na hora de comprar o colchão é o conforto, tomar alguns cuidados com o colchão são necessários para a melhor conservação destes.
Recomenda-se virar o colchão uma vez por mês no sentido lateral e longitudinal. é recomendável aspirar o colchão uma vez por semana, além de deixá-lo em local ventilado, se possível, exposto ao sol. Além do tempo de validade indicado pelo fabricante, alguns sinais indicam que é hora de trocar de colchão. Deformações na superfície, molas que são sensíveis ao toque, em lugares onde antes não eram perceptíveis e a qualidade do próprio sono durante a noite ajudam a perceber o desgaste sofrido pelo uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...