segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Assassinato de Kadafi: Finalmente Militar assume responsabilidade

O comandante das forças do governo interino da Líbia que capturou Muamar Kadafi assumiu a responsabilidade pela morte do ex-líder na última quinta-feira. Em entrevista exclusiva à BBC, Omran el Oweib disse que o coronel foi arrastado para fora do cano de drenagem onde ele foi encontrado, deu cerca de dez passos e caiu no chão ao ser atacado por um grupo de combatentes furiosos. El Oweib afirmou que era impossível dizer quem deu o tiro fatal no ex-líder líbio.

O comandante disse ainda que tentou salvar a vida de Khadafi, mas que ele morreu na ambulância a caminho do hospital, nos arredores de Sirte. O porta-voz de relações exteriores do Conselho Nacional de Transição (CNT), Ahmed Gebreels, disse à BBC que já chegou ao fim a autópsia no corpo de Khadafi, que estava marcada para este sábado. Segundo ele, o corpo do coronel será entregue a seus familiares ainda esta noite ou no domingo.

Ataque de combatentes

O comandante Omran el Oweib, um engenheiro eletricista que se tornou revolucionário, disse que alguns de seus subordinados queriam matar o coronel Khadafi no momento de sua captura, mas ele pediu que não o fizessem. "Eu tentei salvar a vida dele, mas não consegui. Não consegui fazer nada por ele. Mesmo que ele fosse meu inimigo, eu queria levá-lo vivo para Misrata, para julgá-lo."

Ele afirmou ainda que Khadafi já estava ferido quando foi retirado do cano onde se escondia, mas que conseguiu dar alguns passos antes de cair no chão e ser rodeado por combatentes. O próprio El Oweib o teria colocado em uma ambulância em direção ao hospital mais próximo.

"Nós tentamos entrar no hospital, mas estava muito cheio de pessoas feridas. Eu decidi continuar em direção ao helicóptero do hospital, mas o médico me disse que Khadafi já tinha morrido", disse o comandante. "Khadafi morreu na linha de frente. Eu sou responsável por isso, eu sou o comandante."

Corpos

Filas com centenas de pessoas se formaram em Misrata, no norte do país, para ver os corpos de Khadafi e seu filho, Mutassim, que estavam sendo mantidos em um contêiner refrigerado durante os últimos dois dias, e já começavam a se decompor. O funeral vem sendo adiado, contrariando a tradição muçulmana, aparentemente devido a desentendimentos entre as diversas facções que derrubaram o regime sobre o que fazer com o corpo.

O correspondente da BBC em Misrata, Gabriel Gatehouse, que visitou o contêiner, disse que Khadafi tinha diversos ferimentos no corpo e, aparentemente, na cabeça. De acordo com ele, o corpo é facilmente reconhecível como sendo o de Khadafi. Na fila, pessoas dizem "Deus é grande" e cobrem o rosto para se proteger contra o mau cheiro dos corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...