domingo, 20 de novembro de 2011

Condenado a 12 anos e 5 Meses o Cacique Xavante que assassinou o funcionário da Funai de Água Boa

O Tribunal Federal do Juri de Mato Grosso condenou nesta quinta-feira, 17, o índio Marvel Tsowoo Xavante a 12 anos, cinco meses e mais 10 dias de reclusão, a ser cumprido em regime fechado.

Ele foi apenado pelo assassinato de Floriano Márcio Guimarães, então chefe do posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) em uma aldeia de Água Boa. O crime aconteceu em setembro de 2001. Floriano foi degolado pelo índio.

Apesar da sentença, o juiz José Pires da Cunha, da 5ª Vara Federal, facultou ao condenado recorrer da sentença em liberdade. A sessão do Tribunal Federal do Juri começou na quarta-feira, 16, e foi suspensa na noite passada. O julgamento foi retomado às 9 horas desta quinta-feira.

Marvel foi julgado por homicídio qualificado praticado por motivo fútil, cometido mediante recurso que impediu a defesa da vítima. Familiares de Guimarães que acompanharam a sessão e em determinado momento chegaram a se irritar com a atuação do perito antropológico, que tentou inocentar Marvel.

A defesa do índio tentou por todos os meios livrá-lo da pena. Chegou a apelar aos jurados pela absolvição de Marvel alegando que o indígena não teria consciência da gravidade dos seus atos, por vir de uma cultura diferente e não regida pela "lei dos brancos".

Outra linha usada pela defesa para tentar confundir os jurados partiu do próprio índio. Durante o seu depoimento, ele negou que tenha cometido o crime e chegou a afirmar que o índio Aristeu Tserene'ewe é o verdadeiro assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...