domingo, 11 de dezembro de 2011

Garoto que ficou 30 Minutos debaixo d'água é Congelado e Sobrevive

O menino Caleb Teodorescu, da cidade de Phoenix, no Estado americano do Arizona (sul dos EUA), sobreviveu após ficar por 30 minutos dentro d’água. O garoto caiu na piscina de casa, e foi levado ao hospital sem batimentos cardíacos.

O pediatra Corey Philpot, do Centro Médico Banner Thunderbird, disse à rede americana de TV ABC que o garoto chegou ao local “praticamente morto”. A mãe de Caleb, Mihaela, gritou por ajuda e um vizinho tentou fazer respiração boa a boca no menino.

Philpot, diante do quadro do menino, o submeteu a um procedimento chamado hipotermia terapêutica – que consiste em reduzir o ritmo do metabolismo do corpo e, como consequência, do cérebro. A preocupação do pediatra era de que Caleb pudesse ficar com alguma sequela por falta de oxigenação, e dessa maneira a solução encontrada foi esse método de quase “congelamento” do garoto.

- Nós o congelamos e o colocamos em um sono de hibernação, para prevenir danos ao cérebro.

Após 24 horas do congelamento, o menino começou a ser reaquecido, em um processo que durou quatro dias. No quinto dia, os sinais de recuperação apareceram.

- Ele começou a se mexer, e logo depois seus movimentos se tornaram mais deliberados e ele abriu bem os olhos. Vimos que ele estava se recuperando bem rápido.

O pai de Caleb, Ovy Teodorescu, disse à ABC ter ouvido do médico que nunca, em 23 anos de profissão, havia visto um caso como o do garoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...