sábado, 24 de dezembro de 2011

Pior internet do Brasil está em Mato Grosso

Mato Grosso é considerado o pior estado em velocidade de internet do Brasil, segundo a dados da expedição WDC/Abranet. São Felix do Araguaia, por sua vez, até aqui, é a que tem mais baixa qualidade de todas as cidades visitadas. A expedição tem como objetivo de medir a qualidade da internet banda larga em cidades de todo o Brasil. Não bastasse isso, o serviço de telefonia é considerado um dos mais caros em função da cobrança alta da alíquota de ICMS.

Além da rede ruim, o diretor da expedição e sócio da WCD, Vanderlei Rigatieri, explica que foram registradas também as condições da infraestrutura de cada região – e as estradas ruins com tráfego pesado de caminhões que aos poucos vão formando crateras nas pistas também é uma marca de Mato Grosso. Em todas as cidades visitadas existe pelo menos um provedor via rádio, na média três, que têm no mínimo 200 a 300 assinantes cada um e que geram em média quatro empregos cada.

Outro grave problema apontado pela equipe é sobre a indisponibilidade de internet em alguns pontos das cidades. Vanderlei reclama da falta de cobertura de algumas operadoras. “O cabo só chega até dois quilômetros da torre. Muita gente reclamou que não consegue uma internet em casa porque a empresa não tem cobertura”, explica.

Mas a expedição não é só de críticas. Há elogios para Barra do Garças,quase na divisa com Goiás. Segundo relatório da expedição, a cidade é agradável. Eles também consideraram Primavera do Leste como uma cidade “linda e organizada” nos padrões de desenvolvimento urbano voltados ao agronegócio. “Uma riqueza que se traduz em qualidade de vida aos seus moradores, e que se pode ver através do prédio da Câmara de Vereadores” – dizem. Na cidade, alguns provedores de internet na cidade, que estão em ritmo acelerado de crescimento, seja para acesso residencial como acesso rural

Em Rondonópolis, a expedição esteve na Prefeitura para discutir a possibilidade de ajustes nas câmeras de vigilância da cidade, que apesar de terem sido instaladas, estão com qualidade abaixo do normal. “Ter um sistema de vigilância ineficiente é desperdício de recursos” – disse o prefeito José Carlos do Pátio.

Ao todo, foram visitadas 17 cidades em Mato Grosso: Rondonópolis, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Sorriso, Sinop, Colíder, Alta Floresta, Guarantã, Peixoto de Azevedo, Matupá, União do Norte, São José do Xingu, São Felix do Araguaia, Nova Xavantina, Barra do Garças e Primavera do Leste.

A expedição é realizada em conjunto com a Associação Brasileira de Provedores de Internet, a WDC, e, ao final, pretende cobrir 25 mil quilômetros de estrada e cem cidades ao longo da rede da Eletronorte, caminho utilizado pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Em cada cidade de parada, provedores locais são convidados a participar com ações sociais, como doação de conexão ou plantação de mudas para compensação de carbono. A expectativa é finalizar a ação em janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...