quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Malhação, boa alimentação e drenagem para um bumbum perfeito

 Elas são donas de alguns dos bumbuns mais perfeitos do país, mas não sem esforço. As 27 finalistas do concurso Miss Bumbum 2012 têm rotinas bastante atribuladas para manter o derrière em dia. Malhação, massagens, tratamentos em clínicas estéticas e cuidados caseiros fazem parte dos esforços de cada uma para manter os defeitos bem longe do bumbum. Conversamos com cada uma delas para encontrar a fórmula do bumbum perfeito.

Drenagem linfática
Das 27 concorrentes, 19 contaram que não abrem mão de sessões de drenagem linfática para manter o bumbum em ordem. Algumas, como Ana Júlia Pereira, miss Minas Gerais, fazem três sessões por semana. Outras, como a miss Piauí Marianne Ranieri, faz “quando dá”. Mas a maioria faz questão deste tipo de massagem.

Segundo a esteticista Josilene Santos Tanaka, da Maison Payot, as meninas fazem muito bem em apostar na drenagem, que “elimina toxinas e líquidos e melhora a qualidade da pele na hidratação e celulite”. Para perceber os efeitos da drenagem linfática no corpo o indicado é fazer pelo menos uma sessão de uma hora por semana. Depois de dez sessões é fácil perceber os resultados, conta Josilene. “As clientes dizem que a pele fica mais lisinha, isso acontece porque a drenagem elimina os líquidos parados e as toxinas”, conclui.

Malhação
Não tem como fugir: todas as 27 candidatas afirmam que para ter o bumbum dos sonhos é preciso sim malhar, e muito! Todas elas se exercitam pelo menos três vezes por semana. Enquanto algumas pegam pesado na musculação e ginástica localizada, outras preferem focar nos exercícios aeróbicos, como corrida e transport. Laura Keller, Miss Paraná, é uma das que prefere pegar leve na musculação: “Acho que a época de mulheres muito ‘bombadas’ já passou, quero um corpo feminino e sequinho”.

Os exercícios mais citados pelas concorrentes foram agachamento e quatro apoios, quando o assunto é local, e corrida e transport quando falam de aeróbicos. “Agachamento, afundo, stiff, glúteos quatro apoios, glúteos escada, abdutores e glúteo estendido são os exercícios clássicos para o bumbum” lista a personal trainer e professora de ginástica da Bioritmo Academia Márcia Pedroso, lembrando que cada pessoa deve ter um treino específico para atingir os melhores resultados. “Mas é importante que a pessoa esteja fortalecida como um todo, e faça exercícios multiarticulares, que trabalhem outras partes do corpo”, alerta.

Para conquistar resultados medianos basta ir à academia três vezes por semana, mas para ter um corpão de dar inveja, o indicado é malhar todos os dias, afirma Márcia. Só que não adianta fazer os mesmos exercícios de segunda a domingo: “Os músculos precisam descansar 48 horas, para os resultados serem bons. Então o ideal é em um dia trabalhar um conjunto de músculos, e no outro dia trabalhar outro conjunto. Em um dia anterior, no outro posterior”, exemplifica.

Não ter tempo de ir à academia não é desculpa para deixar o treino de lado. Segundo Márcia, vários exercícios de fortalecimento podem ser feitos em casa, uma a ajuda de caneleiras e uma bola grande, do tipo que é usada em aulas de pilates.

Boa alimentação
Não adianta nada fazer tratamentos estéticos e malhar para depois se descontrolar na hora de comer. Das 27 finalistas do Miss Bumbum, 15 falaram sobre a importância de suas dietas para manter o bumbum durinho. Mas não ache que para elas basta comer de tudo, moderadamente. Candidatas como a miss Alagoas Katiuska Glesse seguem dietas ricas em proteínas, com quase nada de carboidrato e gordura: “Fico longe de açúcar, massas, lactose, refrigerantes, frituras, e evito muito o sal, tudo o que contiver sódio e glúten”, conta Katiuska. O que sobra no prato então? “Como peito de frango, peixe, clara de ovo, aveia, folhas verdes que são antioxidantes e bebo chá verde, que ajuda a combater a retenção de líquido”, completa.

Ricardo Zanuto, doutor em fisiologia humana e nutricionista do esporte diz que a dieta de Katiuska faz sentido para quem não pretende aumentar o volume do músculo do glúteo, mas sim definir as formas. “Para as mulheres que treinam, como as concorrentes do Miss Bumbum, costumamos dividir a dieta em duas fases. A primeira é voltada para aumento muscular, e então associamos proteínas de origem animal, como frango, peixe e ovo, com carboidratos de índice glicêmico baixo, como arroz integral, massa integral e batata doce. A segunda é voltada para definição, então reduzimos a quantidade de carboidrato, que retém água e pode deixar a mulher mais inchada”.

Para a mulher comum, que não vai ter seu bumbum julgado por uma banca de jurados, Zanuto recomenda uma dieta equilibrada, e associada a exercícios: “A dieta sozinha não é capaz de aumentar a massa magra, o volume dos músculos, é o treino na academia que proporciona isso. Então a mulher deve se exercitar e pensar em sua dieta da seguinte maneira: 50 a 55% de carboidratos integrais, 20 a 25% de proteína magra e 15 a 20% de gorduras boas, monoinstaturadas ou polinsaturadas”. Evitar açúcar, fritura, carboidrato refinado (como pão branco ou massa simples) também não faz mal a ninguém em busca do bumbum perfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...