terça-feira, 29 de março de 2011

Desabafo: Diego Valadares sente José de Alencar

Hoje foi um dia normal, nao foi fantástico, mas tambem nao foi desastroso... Morre José de Alencar. Nem palavras eu possuo. Reclamei do meu dia ontem, antes de ontem... vários dias em minha vida eu coloquei inúmeros poréns. Parece que, nós, seres mortais temos a infeliz necessidade de procurar queixas para nossa vida. Parece que temos a necessidade de reclamar. Talvez seja importante para nosso viver, criar atrito, ou como diz um ditado "procurar sarna para se coçar". Sabe o que tá faltando? Joséres de Alencar! Não sei  se existe plural de nome próprio, mas isso não importa. Importa agora, e´uma reflexão, um minuto de luto! Luto não. Dúvido que José de Alencar gostaria de lágrimas, é o tipo do cara que faria a morte sorrir. A verdade é que somos muito filhos da puta, perdoem-me o linguajar, verborréia. Não vou generalizar, mas sou muito fdp. Preciso rever meus conceitos e ser mais feliz. A diferença de José de Alencar para o resto é que ele permite que a felicidade entre sem pestanejar. Talvez ele nem saiba o que é tristeza, porque ele lutou para ser feliz até o ultimo minuto, tenho certeza disso. Eu muitas vezes barro a felicidade por nada. Acostumamos. Acostumamos com coisas ruins e achamos normal. Quando tudo vai bem, temos que encontrar uma brecha para que nao fique bem, talvez ficar bem incomode todos nós! É revoltante um cara desse morrer. Dá raiva, sabe? Raiva do monte de merda que eu poderia ter evitado, para ser feliz, muito mais feliz. Mas estou em tempo de "Josear".
Deveria eu ter lembrado mais de José de Alencar, que acompanhei por algumas horas em minha vida mesquinha. Mas lembrei só um pouco. Tenho pena de quem não sabe nem quem foi/é José de Alencar. Perdeu de acompanhar uma vida que valia a pena e ainda vale. Ainda há tempo, basta ir no Sr. Google e digitar, ainda bem que Google não cansa de fazer busca, porque vai ter resultado "pra chuchu". Sabe aquele sujeito sem nada para você falar mal? Jose´de Alencar! Sabe aquele político que nunca vai existir? Morreu hoje.
 Se tivesse lembrado mais não reclamaria tanto da vida e de detalhes insignificante.Minha avó Guilhermina Macedo Valadares Roquete, gostava muito de José de Alencar, assim como meu tio Eustáquio Vicente do Santos Macedo, tio Tatá. Detalhe, idiota talve, mas é um detalhe; José de Alencar era o Coringa do Bem, sorriso nos lábios sempre.
Gente de verdade, bate palmas incansavelmente para JA. Brasileiro que é brasileiro ama Jose´de Alencar, principalmente brasileiros da região Sudeste.Como um Mineiro esqueceria José de Alencar? Sou eu, mineiro. Apaixonado pela minha terra Natal, Montes Claros. Aquela paixão que chega doer, que sofre pelo sofrimento da cidade e se felicita pelas alegrias da cidade. Sou historiador, com inumeras testemunhas, da minha terra.O interesse por esse homem iniciou quando comecei a pesquisar sobre as grandes empresas da minha cidade. Vários nomes encontrei que são destaque a nível mundial, Novo Nordisk (antiga Biobrás), Valleé, Fábrica de Cimento Montes Claros, Cotenor, Transnorte, Café Letícia, Coteminas, Nestlé, Petrobrás Biocombustíveis, Lafarge, Hiporlabor , Santanense dentre outras. E sendo desta forma a minha perca se torna insuportável, pois parte do sucesso da minha cidade e merecidamente dada a José de Alencar, um dos maiores empresários que Montes Claros já teve, a Coteminas. Um verdadeiro Império no ramo têxtil.
Esse Imperio começou a se formar no final da década de 60. Foi em 1975 que surgiu a COTEMINAS, empresa de um dos maiores empresários que o Brasil já teve, José de Alencar.
A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul. É muito gratificante saber que todo esse império fica em minha cidade, em MONTES CLAROS. A alegria de José de Alencar era impressionante, sempre de bem com a vida, nao peitava a morte, porque parece que ele desconhecia essa palavra. Fim de vida triste para muitos, 17 cirurgias, e ele estava a sorrir o tempo todo. Pode? Pode sim! José de Alencar pode! Tinha que partir mesmo, ele não é desse mundo. E se for, somos muito atrasados, injustos em desdenhar a vida, nossa propria vida. Enquanto ele curtiu e sorriu para a vida o tempo o todo, aposto que quando o anjo foi buscá-lo ele estava sorrindo e gargalhando aos montes, aos Montes Claros, às Minas Gerais, a São Paulo e São Pedro se deu bem, uma majestade no céu chegando com categoria e muito bom humor!
Saudades...

Mosquito Ambulante
Diego Valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...