segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cinema - As mães de Chico Xavier

Religião é algo que não se discute, todos nós já ouvimos isso de alguém. Nunca fui muito fã da idéia "Espiritismo", não sei porque. A verdade é que todo mundo sempre apresentou certo receio pela Filosofia Espírita. Escrever sobre religião é muito complicado e sempre gera polêmica. Se o autor elogia, ele é crente. Se critica, é preconceituoso. Em temas delicados como é o caso, religião, qualquer opinião desperta paixões, geralmente exageradas, onde a fé pessoal supera toda e qualquer evidência. Normal que seja assim. Faz parte da essência humana defender o que acredita, usando os argumentos que dispõe. Estranha é a intenção em eliminar a discordância ao invés de debatê-la, como se houvesse uma guerra onde é essencial que haja um vencedor. Sintoma dos dias atuais, talvez. De toda forma, é importante ressaltar que está em análise não a crença de cada um, mas um filme que usa a religião como seu elemento primordial. E que, como tal, precisa ser analisado como cinema. Nada além disto. Serei justo, mas antes quero falar mais sobre o que acredito.
Sou de família tradicional Católica Apostólica Romana - abrindo aspas - A falta de conhecimento dos Católicos do Brasil (nao sao todos) é tamanha que os mesmos se julgam CAR - Católicos Apostolicos Romanos, sendo que o correto é CAB - Católicos Apostolicos Brasileiros - fechando aspas. Minha família, mineira, tradicional até demais, onde tinha um tio Padre, e o restante DEVOTOS ao pé da letra, no sentido figurado, literal, real, imáginario. Um dia "conheci a verdade" na Igreja Pentecostal - ICCP. Mas os caminhos tortuosos de minha vida, que eu mesmo tracei me desviaram. Ultimamente tenho tentado conhecer a Doutrina Espírita - que não consigo ver uma lógica, e não há ninguem que consigo responder com exatidão minhas duvidas ou perguntas. Estive em um centro espirita neste ultimo sabado e confesso que fiquei tocado e surpreso. Foi ai que minha esposa, Espírita fervorosa, me convidou para assistir "As Mães de Chico Xavier", relutei para não assisti-lo por vários motivos, o primeiro é a idéia do filme e o segundo preconceituoso motivo é que FILMES BRASILEIROS SÃO "POBRES".

As Mães de Chico Xavier  surge para fechar as comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier, o médium mais conhecido do Brasil. Entretanto, possui características bem diferentes dos demais filmes espíritas que chegaram aos cinemas no último ano. Chico Xavier é uma cinebiografia, com as características próprias do gênero, filme que achei fraquíssimo, filme que, na minha opinião, zombou o tempo todo do Chico Xavier, até parece que foi feito por alguem que tem vários motivos para denegrir a imagem do Grande Chico Xavier (nao sou da filosofia, mas nao há como negar a grandiosidade deste homem) enquanto que Nosso Lar usa efeitos especiais na intenção de representar o universo espiritual. As Mães... é, acima de tudo, fincado na realidade. Os preceitos espíritas estão presentes na história através de sentimentos e crenças, mas nunca em representações etéreas, como ocorreu nos filmes anteriores. Apesar disto, podem ser considerados filmes irmãos pelo tema.

As Mães de Chico Xavier é um filme puro, maravilhoso e que arrancou lágrimas sinceras dos meus olhos. O filme não é cansativo como dizem por aí, o filme nos envolve desde o início com imagens tocantes e com sequencia de ações familiares que nos faz, inclusive, refletir em nossa propria vida.  Coisas triviais que acontecem o tempo todo com cada um de nós. Retrata o amor Materno como deve ser e como é! Amor materno é algo inquebrantável, o desespero , a dor de uma mãe ao perder o filho. O filme consegue adentrar em vidas distintas e juntá-las com sutileza e "glamour". As Mães de Chico.. consegue passar emoção e resgatar em nós, seres humanos, a Compaixão.
Baseia-se basicamente na história de três mães que vêem sua realidade mudar por completo, com a perda de seus filhos. História paralelas com um único ponto em comum, Chico Xavier. Todas percebem suas vidas destruídas e vazias sem saber o que fazer e como fazer; buscam conforto nas cartas psicografadas pelo Médium Chico Xavier. Com uma trilha sonora emocionante maravilhosa, gostosa de se ouvir, ao som do Flavio Venturini e 14 bis, o filme tocou meu coração de uma forma linda. Este filme sim, mostrou toda a bondade do médium Chico Xavier, este estampou para o Brasil quem é o Chico. O verdadeiro lado do Chico Xavier, saibam leitores, que está neste filme. Nelson Xavier nao atuou, ele parece ter INCORPORADO, parabéns!!!
As mães - palmas é pouco para a atuacão magnifica das queridas mamaes. A emocao que o filme passa é grandiosa, as multidões fazendo corredor para a passagem do Chico Xavier, lembrou-me bastante Ghandi, em sua vida e em seu filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...