sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dormir Mal - Consequencias

Cada vez mais temos que fazer nossas obrigações o mais rápido possível e nosso corpo, depois de um dia exaustivo de trabalho pede um banho e uma cama para que descansemos.
Mas algumas pessoas ainda utilizam a noite para fazerem algum trabalho que não houve tempo para ser feito no decorrer do dia e a noite de sono acaba sendo insuficiente para restaurar as energias. Alguns até chegam a pensar que dormir é perda de tempo.
Ao contrário do que muitos pensam nosso cérebro não para quando estamos dormindo, é neste momento que ele fixa todas as coisas que aprendemos durante todo o dia. É também nesse momento que o corpo libera o hormônio do crescimento, que é tão importante para o desenvolvimento das crianças e para o rejuvenescimento das células nos adultos.
Dormir mal pode acarretar problemas de curto e longo prazo. Em curto prazo está o raciocínio lento, sonolência durante o dia, perda da memória, alterações do humor, irritação, cansaço físico e mental, perda de autocontrole, entre outros. E em longo prazo, aumento do apetite, baixa imunidade, problemas de coração, problemas gastrointestinais, tendência a engordar, etc.
Em uma pesquisa se constatou que as mulheres que dormem menos de oito horas por noite têm maior probabilidade de ter problemas no coração que os homens de mesmo hábito.
Há alguns transtornos relacionados ao sono como insônia, depressão, apneia do sono, bruxismo e etc., que devem ser levados em consideração. Esses problemas precisam de acompanhamento médico.

Alguns conselhos para ter uma boa noite de sono:
> Durma num ambiente confortável com colchão, travesseiros bons;
> Evite tomar bebidas estimulantes como café e bebidas alcoólicas;
> Coma alimentos leves na hora do jantar para não prejudicar seu sono;
> Tome pouco líquido à noite para não precisar levantar;
> Durma e acorde sempre no mesmo horário;
> Vá para cama somente quando estiver com sono;
> Faça um alongamento antes de dormir, isso ajuda a relaxar os músculos do corpo todo.

Se caso os sintomas persistirem, consulte um médico. E bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...