sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que é reCAPTCHA e como funciona?

reCAPTCHA - o que é, como funciona, sua contribuição, pontos positivos e aprenda a instalar usando PHP. Sabe aquelas letras todas estranhas e distorcidas que nos tira do sério muitas vezes na hora de confirmar um cadastro, enviar uma mensagem ou comentar em algum site?. O que é CAPTCHA? reCAPTCHA. Como funciona?


Sabe aquelas letras todas estranhas e distorcidas que nos tira do sério muitas vezes na hora de confirmar um cadastro, enviar uma mensagem ou comentar em algum site?. Saiba que elas não são inúteis muito pelo contrário, além de oferecer uma proteção contra programas espiões e spans constantes ela também contribui para digitalizar um livro antigo ou um jornal por exemplo.


O que é CAPTCHA?



"Um CAPTCHA é um programa que pode dizer se seu usuário é humano ou um computador. Você provavelmente já viu - imagens coloridas com texto distorcido na parte inferior do formulário de inscrição web. CAPTCHAs são utilizados por muitos sites para prevenir o abuso de "bots", ou programas automatizados escritos para gerar spam. Nenhum programa de computador pode ler texto distorcido, assim como os seres humanos podem, por isso os bots não podem navegar em sites protegidos por CAPTCHAs."

reCAPTCHA

Segundo a Google, cerca de 200 milhões de CAPTCHAs são resolvidos no dia em todo o mundo por internautas. Cerca de 10 segundos são gastos do tempo humano para resolver os enigmas, somando são aproximadamente 150 mil horas a cada dia. E pensando nisso surgiu o reCAPTCHA, que nada mais é do que o uso positivo do esforço humano que indiretamente se torna voluntário para um bem maior.

Como funciona?


"Para arquivar o conhecimento humano e para tornar a informação mais acessível para o mundo, vários projetos estão digitalizando livros físicos que foram escritos antes da era do computador. As páginas do livro estão sendo digitalizados fotograficamente, e depois transformado em texto usando o "Optical Character Recognition" (OCR). A transformação em texto é útil porque a digitalização de um livro produz imagens, que são difíceis de armazenar em dispositivos pequenos, caros para download, e não pode ser pesquisado. O problema é que o OCR não é perfeito." (google.com/recaptcha)
O reCAPTCHA simplesmente expõe palavras que o sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres não consegue capturar e digita-los corretamente de acordo com o significa real da palavra encontrada no texto avaliado.


Você nisso tudo ...


As palavras a mostra no CAPTCHA são comparadas com a palavra que o OCR "acha" que é, então se forem similares o sistema aceita e permite a inclusão daquela palavra no contexto que está sendo digitalizado. Para tornar seguro e confiável o sistema mostra a mesma palavra (imagem) para outros usuários assim, é verificado se o maior número de respostas coincide com o original.


Quem está por trás ?


Para a NÃO surpresa de todos a Google comprou o sistema ano passado. Eles usam as palavras capturadas pelo reCAPTCHA para livros do Google Books, Google News Archive Search e velhas edições do New York Times.

6 pontos positivos do reCAPTCHA



  • É grátis!
  • É útil! Ajuda a digitalizar livros.
  • É acessível! reCAPTCHA tem um teste de áudio que permite que pessoas cegas a navegar livremente o seu site.
  • É segura! A maioria das implementações de outros CAPTCHA pode ser facilmente quebrado.
  • É popular! Mais de 100.000 sites utilizam o reCAPTCHA, incluindo nomes conhecidos como o Facebook, Ticketmaster, e Craigslist.
  • É simples! Como tal, a implementação é tão simples como a adição de algumas linhas de código no seu site.


Como ajudar?


Se você possui um site que sofre com spans frequentemente a Google disponibiliza plugins para Wordpress e Mediawiki. O plugin é facilmente instalados, tornando fácil a implementação do sistema. O reCAPTCHAR também possui código para linguagens de programação web comum, PHP. Assim você estará ajudando a alcançar o objetivo de digitalização de livros e edições antigas. Para saber mais sobre o reCAPTCHAR acesse: www.google.com/recaptcha


Como instalar usando PHP


Para instalar você precisa se cadastrar no site acima onde receberá uma chave para usar no seu site. Esta chave vai ser utilizada para aplicar na API do reCAPTCHA que pode ser baixada aqui. Depois de baixar os arquivos e colocar em seu servidor, você vai adicionar em seu código php no formulário o seguinte código:

    
      


Feito isto seu formulário já terá a imagem doaparecendo e solicitando preenchimento. Você precisa somente validar no POST com o seguinte código:
is_valid) {
    #nao validou
    die ("O código preenchido não validou.." .
         "(reCAPTCHA error: " . $resp->error . ")");
} else {
    #validacao ok siga com seu codigo
}
?>


Assim você já terá a validação em pleno funcionamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...