Comprar pela primeira vez em uma loja virtual não tão conhecida sempre gera uma certa insegurança para qualquer um, afinal, é comum vermos casos em sites como o Reclame Aqui em que os produtos nunca são entregues, por exemplo.
Nesta segunda-feira o Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou uma lista com 20 e-commerces que vendiam produtos, porém, não os entregavam aos compradores – e algumas dessas lojas também não são encontradas nos endereços oficiais.
Infelizmente nove desses sites ainda continuam online. Confira a lista (os destacados ainda estão ativos):
- www.aicade.com.br
- www.cwbeletro.com.br
- www.tudonlineprodutos.com
- www.apostilasconcursos.com.br
- www.notecam.com.br
- www.marineletro.com.br
- www.cmykshop.com.br
- www.centernote.com.br
- www.mfriends.com.br
- www.wbronkowski.com
- www.nacionalshop.com.br
- www.skinzilla.com.br
- www.u6shop.com.br
- www.bininhobaby.com.br
- www.eletrosp.com.br
- www.seuchina.com
- www.newtenis.com.br
- www.brasilbay.com.br
- www.7livraria.com.br
- www.eletropenhaonline.com.br
- Faça uma pesquisa em redes sociais e no site do Procon pelo nome da empresa e repare no número e tipo de reclamações que ela recebe;
- Desconfie de preços muito baixos, abaixo da média do mercado;
- Verifique os dados da empresa no registro.br. É importante que o usuário fique atento se o site estiver hospedado em outro país;
- Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
- Observe o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos adotados pela companhia (exemplos: reclamação, devolução, garantias do produto, etc);
- Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número de protocolo);
- Exija sempre nota fiscal.
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