segunda-feira, 19 de setembro de 2011

É Científico: Não se deve fazer Alongamentos antes dos Exercícios

A maioria das pessoas que malha em academia tem como certo que se deve fazer alongamento antes de a sessão de exercícios começar. Mas a maior parte dos especialistas hoje afirma que o alongamento estático – o mais comum deles – não apenas é contraprodutivo como potencialmente maléfico.

Alongamento estático é aquele que envolve ficar entre 20s e 30s em uma determinada posição, a fim de estender um grupamento muscular. Os mais tradicionais, como dobrar o tronco para que as mãos cheguem próximas dos pés, ou estender um das pernas sobre um apoio, frequentemente leva a musculatura a se contrair e não relaxar. Quando se faz alongamento antes do exercício, o corpo pensa que ele está sofrendo risco de ser superalongado e compensa contraindo a musculatura e tornando-se mais tenso, o que significa que você não será capaz de se mover tão rápido quanto pensava e ainda terá mais risco de sofrer uma lesão.

Kieran OSullivan, da Universidade of Limerick, Irlanda, que estuda os efeitos dos alongamentos nos atletas, afirma que ele melhora a flexibilidade, mas que as pessoas só deveriam fazê-lo quando não estivessem prestes a malhar, como depois do treino ou no fim do dia. “É como a musculação, que nos deixa mais fortes. Não se deve trabalhar com peso antes de começar o treino na academia”, declara. Nos últimos cinco anos, uma série de estudos vêm mostrando que o alongamento estático antes do esporte deixa o atleta mais lento e mais fraco.

Ao invés de alongar, recomendam os especialistas, o correto seria fazer um trote leve ou exercícios específicos para a modalidade que pratica, por exemplo, chutar várias vezes a bola, se joga futebol. Esse tipo de exercício leve aumenta a frequência cardíaca e leva sangue aos músculos, aquecendo o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...