terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tendinite, Inflamação, Contusão, Dores ao Digitar, praticar exercícios físicos, escrever e em outras simples atividades do dia-a-dia; Gelo é Bom e Bolinhas de Borracha podem piorar

Gelo é bom, mas a bolinha de borracha pode agravar ainda mais a lesão

Dores constantes que aparecem em simples movimentos. Digitar, praticar exercícios físicos, escrever e até mesmo realizar atividades do dia-a-dia, como pentear os cabelos, amarrar o cadarço dos sapatos ou dar a seta no carro, tornam-se tarefas dolorosas e complicadas. Os sinais indicam tendinite, principalmente pessoas que desempenham funções que dependem de movimentos repetitivos, como a digitação.


A lesão é conhecida pelo constantincômodo gerado pela inflamação dos tendões. Mas esta mesma inflamação, como explica Ricardo Cury, ortopedista e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, pode ser causada por outros fatores. “O nome tendinite ficou muito popular, por isso, é o termo mais usado para o problema. Mas na verdade, a doença também chamada de tendinopatia e não acontece só pela inflamação dos tendões, mas por diversos problemas, como compressão e contusão dos tendões”.

Também, diferente do que muita gente acredita, a tendinite ou tendinopatia pode ser diagnosticada facilmente e, se tratada corretamente, deixa de perturbar.” A tendinopatia é diagnosticada com exames como o ultrassom ou, mais raramente, por ressonância magnética. Normalmente é caracterizada por inflamações ou pelo processo de degeneração dos tendões. O primeiro passo do tratamento é diminuir a carga depositada no tendão afetado pelo problema, só assim conseguimos atingir resultados positivos”, explica o ortopedista Ricardo Cury.

Mas, em casos mais graves ou crônicos, a única saída para problema é acabar de vez com os movimentos que aceleram a tendinite e proporcionam fortes dores. “A situação obriga diversas pessoas, a mudarem de emprego ou abandonarem as atividades físicas, por exemplo.”, explica o ortopedista.

Além de um tratamento correto, a tendinopatia, conta com alguns aliados para os momentos de fortes dores, são pequenas atitudes que ajudam a amenizar o incômodo. “Existem maneiras de aliviar as dores da tendinopatia, mas é importante lembrar o papel do especialista para eliminar o problema”, explica o especialista.

Gelo
O gelo é analgésico e antiinflamatório, uma ótima opção para o momento crises de dores. “Quando as dores acontecem, o gelo é um grande aliado. Ele deve ser colocado no local da dor por 20 minutos e com intervalos de 2 horas, pelo menos três vezes ao dia. Vale lembrar que apenas uma aplicação durante o dia não garante resultados positivos”, alerta o ortopedista.

Munhequeira
A munhequeira ou a faixa ajudam a manter o tendão afetado em repouso, amenizando as dores causadas pela tendinopatia. “Quando repousamos o tendão afetado pela inflamação ou pela degeneração livre de movimentos fortes e repetitivos colaboramos com a melhora da dor. Mas é importante lembrar que o abuso desse artifício, pode deixar os músculos mais frágeis, por isso, é importante a opinião de um especialista”, explica Ricardo Cury.

Atenção
As bolinhas ortopédicas podem piorar os casos de tendinopatia, aumentando as crises de dores. “A maioria dos casos de tendinopatia é causada pelo excesso de carga depositada em determinado tendão, por isso que o uso das bolinhas pode agravar o quadro. Elas servem na verdade para potencializar os músculos, mas o movimento repetitivo é de risco para pessoas que sofrem com o problema”, alerta o especialista.
Quem trabalha muito tempo ao computador tem uma tendência grande a desenvolver tendinite, ou seja, a inflamar um tendão do braço por conta do excesso de repetições de um mesmo movimento. Comigo não foi diferente: já há tempos, sofria com uma dor no antebraço direito que até me impedia de subir o antebraço se a palma da mão estivesse virada para o lado.

Durante alguns meses fui levando a dor, afinal se não era algo que passava desapercebido também não era nada que me impedisse de trabalhar.

Depois que abri a Wenetus e passei a ter mais controle sobre o meu tempo e as minhas condições de trabalho, decidi partir para uma ofensiva para acabar com a tal da tendinite.

O detalhe é que eu não podia fazer o mais recomendado, que é diminuir o tempo ao computador.

Então tive que usar outras estratégias, a saber:

Fazer alongamentos diariamente
Fazer exercícios de força para fortalecer a musculatura do antebraço
Comprar uma cadeira com antebraço e apoio total para as costas
Melhorar a postura
Alternar o mouse entre a mão direita e a mão esquerda
Melhorar a alimentação

Os resultados

De todos os itens que listei, o único que não levei a cabo foi alternar o mouse entre as mãos. Meu uso do mouse na mão esquerda é muito ruim e eu não consigo trabalhar direito nem dei tempo para me acostumar com a idéia.

Os alongamentos tenho feito todo santo dia, inclusive porque sofro de outro problema (encurtamento dos ísquios tibiais), também comum a quem fica muito tempo sentado (se você sente dor na parte de trás da coxa ao tentar tocar o chão mantendo a perna reta, bem vindo ao clube).

Sobre a compra da cadeira, já falei aqui. Automaticamente ela ajudou a melhorar demais minha postura (viva o suporte lombar) e o apoio para os braços acomoda muito melhor o antebraço.

Por fim, os exercícios para fortalecer a musculatura do antebraço foram essenciais. Basicamente trabalhei com um aparelho de resistência para ficar abrindo e fechando a mão e fiz a rotina da chamada rosca punho, que é um exercício com barras específico para antebraço.

Cinco meses depois da ofensiva, posso dizer que meu antebraço já está a 95%. Mesmo com umas 10 horas de computador por dia.


Como manter a saúde passando oito horas por dia em frente ao computador
Passar oito horas por dia sentado em frente ao computador provavelmente não estava na lista de funcionalidades do sistema quando Deus criou o corpo humano. Vista, tendões, músculos e coluna são as maiores vítimas, porém a saúde toda deve sofrer bastante com esse hábito.

O problema é que, pelo menos na área em que trabalho, não há como fugir muito disso. Até gostaria, mas não consigo desenvolver um site longe do computador. Nem protótipos eu faço no papel.

Então, a pergunta que me atormenta e que gostaria de discutir neste post é: como fazer para manter a saúde em dia passando o dia todo ao computador?

Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar. (Sócrates)

Pesquisando sobre o assunto, encontrei opiniões bastante diversas, mas alguns pontos comuns aparecem em quase todos os textos. Vamos a eles.

Pausas no trabalho
A melhor maneira de não prejudicar a saúde passando oito horas por dia em frente ao computador é não passar as oito horas por dia em frente ao computador. Pelo menos não seguidamente. Fazer pausas de hora em hora, esticar as pernas e, se der, dar uma alongada, ajudam bastante.

Descanso para a vista
Além do corpo, a vista também precisa descansar. Uma das técnicas que aprendi foi que você deve olhar para um ponto fixo, fora do monitor e com uma certa distância, para descansar um pouco os olhos.


Alimentação a cada 3 Horas

Em muitos trabalhos nos envolvemos tanto que passamos horas sem comer, ou comendo mal. O ideal é se alimentar a cada duas ou três horas, fazendo seis refeições ao dia. Além disso, devem-se evitar gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida.
Água ainda mais constante
Também de hora em hora, quando não for uma das seis refeições, procurar tomar um copo de água faz muito bem ao organismo. Para saber se a quantidade de água que você está tomando é a ideal, observe a cor da urina. Quanto mais clara, quase branca, melhor.
Exercícios pelo menos quatro vezes na semana


Apenas sentar, digitar e movimentar o mouse não são exercícios suficientes para evitar o atrofiamento dos músculos. É preciso fazer exercícios que façam suar (sejam exercícios aeróbicos ou de força) pelo menos quatro vezes por semana. Sem exceções ou desculpas.


Descansar fora do computador
Muita gente que passa o dia trabalhando ao computador quando chega ao lar vai relaxar visitando o Orkut, entrando no MSN ou navegando pela web. O ideal é aproveitar os períodos de descanso longe da máquina.

Dormir bem
É durante o sono que nosso corpo se conserta. Então, já que o tratamos tão mal durante o dia, pelo menos deixemos as noites tranqüilas para o organismo desfragmentar o disco e fazer uma limpeza geral.

Respirar corretamente
A maioria das pessoas faz a respiração clavicular ou média. Só que pelo que andei lendo o ideal é respirar também “com a barriga”, o que leva o ar também à parte inferior dos pulmões. Uma informação interessantíssima que vi foi que a respiração é mais responsável pela limpeza do organismo do que urina, suor e fezes.


Adotar a postura correta
Uma postura inadequada, além de prejudicar a coluna e os tendões, comprime os órgãos internos, prejudicando o funcionamento do organismo de uma maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...